E nunca mais voltarem

578141_2757635837908_2092390616_n

Ontem eu estava sentado em uma das mesas do bar do teatro lendo a biografia do Chet Baker, No fundo de um sonho, quando uma amiga se aproximou.
– Buenas, posso sentar?
– Claro, senta aí.
Eu percebi que ela estava um pouco nervosa.
– O que houve?
– Está vendo aquele motoqueiro?
– Estou.
– Ele está dando em cima de mim. Cara insuportável!
Ela sentou do meu lado. Ficamos ali conversando sobre a vida. De repente o cara colou na mesa afastando o meu livro pra pedir um abraço a ela. Ela ficou sem jeito. O cara insistiu – agora é assim: o babaca pra se aproximar da mulher pede um abraço. Fiquei na minha – chega de confusão (Já basta a que eu me meti na semana passada). Percebi ela tensa. Ele perguntou o nome dela. Sem jeito, ela respondeu. Ele insistiu no abraço. Ela acabou dando. Ele falou umas merdas e caiu fora.
– É complicado ser mulher, Buenas.
– Porque você deu o abraço se não estava com vontade?
– Você não viu como ele estava?
– Vi, e daí? Se imponha. Só por que ele pediu um abraço você tem que dar?
E voltamos a conversar. Contei sobre a confusão que eu me meti na semana passada. Que quase quebrei o sujeito. Dos caras que chegam nas mulheres aqui no bar. De como é impressionante as cenas que vejo da livraria. Uma mulher não pode chegar sozinha e pedir uma cerveja que logo cola um cara pra conversar. Dia desses foram dois. Um de cada vez. Ela tirou de letra. Bebeu da cerva dos dois e saiu elegantemente assim como entrou. Eles ficaram com cara de trouxa lamentando “a janta perdida”. Da livraria eu só observo.
No fim de semana um amigo veio com essa:
– Buenas, fique calmo. As mulheres são assim mesmo: elas provocam.
Minha amiga voltou pra mesa que estava com uma turma. Eu subi a escada que dá acesso ao meu quarto com a incômoda sensação de que um dia elas podem ir. E nunca mais voltarem.

Tarcísio Buenas.

Deixe um comentário

