Elisa se entusiasmou demais (Capítulo quatro).

10491282_4379539384306_8791346127773245895_n

(Art: Marcos Rodrigues)

As coisas estão indo bem na biblioteca. Eu gosto de trabalhar entre os livros. De folhear um por um. De ler vagarosamente vários durante a semana. O início foi tenso. Pensei em cair fora nos primeiros dias. Vi os frustrados tentando me mostrar uma falsa felicidade. Um falso prazer. Não vi orgulho nos olhos do Nonô, meu colega, quando ele me disse com o peito estufado “Eu tenho treze anos de casa”. Ele não me convenceu desta vez, nem de quando caminhando pra casa depois do expediente, que ama sua mulher e que eles formam um belo par. Um par perfeito. Não vi verdade em seu olhar; nem no seu tom de voz. Que fazem planos para passear em Miami nos próximos anos com uma insegura vontade de permanecer por lá. Este papo com o Nonô a caminho de casa me lembrou de uma discussão que presenciei entre dois vizinhos. Um deles batia orgulhoso no peito por morar ali há dez anos. Tentando intimidar o outro que não tava nem aí. O outro tava de passagem. Não queria tirar o sossego de ninguém. Só queria ficar na dele. Uma vez no bar, sozinho, antes de entrar em casa, fiquei pensando na vida do Nonô e na vida do meu vizinho “orgulhoso”. É tão pouco tudo isso. Toda essa discussão. Me parece uma forma fracassada de tentar marcar território. De poder dizer “Fica na tua que eu estou aqui há muito mais tempo”. Tão mesquinho. Tão fútil. Bebi duas cervejas e uma dose de conhaque; só então voltei pra casa. Sozinho estava, sozinho continuei. Elisa havia saído sem deixar recado.

Tarcísio Buenas.

[Do conto, inédito, Elisa se entusiasmou demais].

Lançamento: abril de 2017.

Deixe um comentário

