J Mascis

600x600-000000-100-1-1

Sou fã do modo peculiar como J. Mascis toca guitarra. Estilo: começa agora sabe Deus quando vai acabar. À frente do Dinosaur Jr., um dos pilares do rock alternativo norte-americano, Mascis chama atenção pelo modo como toca sua guitarra e canta. A impressão que tenho é a de que ele acabou de acordar e entrou em estúdio para gravar suas músicas.

O Dino, como é chamado por seus fãs, foi formado em meados dos anos oitenta por Mascis e Murph (baterista) após terminarem o colegial em Boston. Para o baixo, convidaram Lou Barlow e foram logo chamando atenção dos universitários, rádios alternativas e a turma do Sonic Youth.

Thurston Moore, guitarrista do Sonic Youth, chegou a montar uma banda à época com Mascis, chamado Velvet Monkeys.

O som do Dino trafega entre o punk folk e o country arrebenta quarteirões, como os próprios integrantes definem.
Três álbuns lançados depois, de forma independente, e com a saída de Lou – que formara o Sebadoh em seguida -, Mascis e seus comparsas lançaram o elogiadíssimo Green Mind (1991) por uma major. O que veio somar com o sucesso que foi a gravação da cover “Just like heaven” do The Cure e a participação no tributo a Neil Young, The Bridge.

(…)

Green Mind, tem uma bela capa – uma das prediletas do On The Rocks – é mais acessível do que os anteriores, mas não menos emocionante. Seu estilo de tocar guitarra continua o mesmo.

Barulho, distorções e melodia a serviço dos sons que vieram pra ficar na história, emocionar e seduzir ouvidos mais atentos e aptos a embarcar no marasmo destes caras.

Tarcísio Buenas.

Do livro “18 de maio, quanto tens por dizer…” (Buenas Books). ESGOTADO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s